Normas para Estágio de Docência

Os discentes regulares do mestrado e doutorado do PPGMSA devem cumprir obrigatoriamente o estágio de docência. Somente docentes do Magistério Superior podem solicitar o aproveitamento da carga horária ministrada como a atividade de estágio de docência mediante preenchimento de relatório específico e autorizado pelo docente orientador.

Seguem as informações complementares:

1. O discente regularmente matriculado no PPGMSA poderá cumprir o Estágio de Docência junto a uma ou mais disciplinas de cursos de graduação da UFERSA, com o objetivo de se aperfeiçoar para o exercício da docência em nível do ensino superior.
  2. O período de realização do Estágio de Docência deverá ser combinado entre o discente e seu Orientador e com o docente responsável pela(s) disciplina(s) da graduação.
  3. O Estágio de Docência, configurado como uma atividade de ensino a ser desenvolvida no campo das áreas do conhecimento contempladas no PPGMSA, caracterizarse-á como uma Atividade Acadêmica do Discente no PPGMSA.
  4. A realização e aprovação no Estágio de Docência será obrigatório para TODOS os discentes.
  5. O Estágio de Docência deverá ser realizado dentro do período letivo dos cursos de
    graduação da UFERSA.
  6.  A duração mínima do Estágio de Docência será de um semestre para o mestrado e
    de dois semestres para o doutorado, e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e para o doutorado será de três semestres.
  7. O Estágio de Docência terá carga horária mínima semestral de 30 horas e máxima
    semestral de 60 horas.
  8.  Ao final do Estágio Docência, o discente entregará um relatório de suas atividades
    ao docente responsável pela(s) disciplina(s) da graduação na qual o discente realizou seu estágio, o qual emitirá o conceito “Aprovado” ou “Reprovado”.

Ao final do estágio de docência, o discente deverá encaminhar, via formulário (Aqui), os seguintes documentos preenchidos e assinados:

Declaração de estágio docência_modelo PPGMSA (1)

Relatorio estágio de docência_modelo PPGMSA (1)

Informações  e documentos obrigatórios para aproveitamento de estágio de docência por docentes do magistério superior:

1. O colegiado do PPGMSA irá avaliar o assunto da disciplina e sua relação com o programa.
  2. Serão analisados também o número de turmas e carga horária ministrada e número de alunos matriculados.

Relatório estágio de docência para docentes

Declaração de estágio docência_para docentes