Enter your keyword

Internacionalização do Programa

Mesmo sendo um programa jovem, o PPGMSA apresenta as seguintes ações de internacionalização de 2012 até 2017:

– No ano de 2017 foram ministradas duas disciplinas em língua espanhola por estrangeiros aos discentes do PPGMSA: a) O Prof. René Nene Chipana Rivera da da Universidad Mayor de San Andrés, Bolívia ministrou a disciplina PMS0030 – Tópicos Especiais em Manejo de Solo e Água I: Disciplina Dinâmica de Solutos; e b) A Profa. Maria Alejandra Moreno Pizani da Universidad Central de Venezuela ministrou a disciplina PMS0031 – Tópicos Especiais em Manejo de Solo e Água II: Tópicos especiais em Manejo da água em Sistemas Agrícolas.

– Consultoria ad hoc a periódicos internacionais por docentes: alguns docentes do PPGMSA atuam na avaliação de manuscritos de periódicos internacionais tanto na língua inglesa como na espanhola com destaque para Australian Journal of Crop Science, International Journal of Food, Agriculture and Environment, Dyna e Agricultural Water Management.

– Publicação de artigos de discentes e docentes em periódicos internacionais: os docentes e discentes do PPGMSA estão publicando em periódicos internacionais de maior fator de impacto, entre os quais se destacam Agriculture Ecosystems & Environment, Environmental Earth Sciences, Communications in Soil Science and Plant Analysis, Revista Colombiana de Ciencias Horticolas, Ciencia e Investigación Agraria, Australian Forestry, Journal of Environmental Science and Health. Part B: Pesticides, Food Contaminants, and Agricultural Wastes, Ecological Engineering, Archives of Agronomy and Soil Science, Environmental Earth Sciences , Australian Journal of Crop Science, Journal of Agricultural Science, Journal of Apicultural Research, Genetics and Molecular Research, Dyna, Annals of Applied Biology, Crop Breeding and Applied Biotechnology, Euphytica, Crop Protection, Journal of the American Society for Horticultural Science, Biotechnology and Bioengineering, Irrigation Science, Industrial Crops and Products.

– Aprovação de cooperação bilateral Alemanhã-Brasil: Desde o ano de 2013, o Prof. Rafael Oliveira Batista coordena, pela UFERSA, as ações do pacote de trabalho WP4 – Reúso da água dentro do contexto do Projeto “BRAMAR – Estratégias e Tecnologias para Mitigação de escassez de água no Nordeste do Brasil: Reuso de Água, Gerenciamento da Recarga de Aquífero e Gestão Integrada de Recursos Hídricos”. De 2014 a 2017 ocorreram quatro reuniões anuais (BRAMAR ANNUAL MEETING) entre os membros nacionais e estrangeiros do projeto BRAMAR, o Prof. Rafael Oliveira Batista participou da 2th e 4th BRAMAR ANNUAL MEETING nos anos de 2015 e 2017, enquanto que no ano de 2016 o Doutor Blake Charles Diniz Marques egresso do PPGMSA, representou o Prof. Rafael Oliveira Batista, no 3th BRAMAR ANNUAL MEETING. Nesta cooperação bilateral o Prof. Rafael Oliveira Batista está desenvolvendo sistemas para tratamento e uso agrícola de águas residuárias para áreas rurais do semiárido brasileiro, bem como estudando os impactos da aplicação de águas residuárias de distintas naturezas no sistema solo-planta-equipamento. O Prof. Rafael Oliveira Batista atua em parceria com os pesquisadores alemães Anna Abels do RWTH Aachen University e Bernd Rusteberg da Göttingen University.

 

– Aquisição de equipamento para a obtenção de dados de pesquisa comparáveis aos de universidades estrangeiras de alta qualidade. O Prof. Marcelo Tavares Gurgel está coordenando a aquisição de um Espectrômetro de Emissão Atômica com Plasma induzido por micro ondas e outros equipamentos auxiliares de espectrometria por emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) para ser utilizado em técnica para análise multielementar, com a capacidade de decompor atomicamente todos os compostos presentes na solução e, em seguida, analisá-los simultaneamente. O equipamento permitirá a análise de cerca de 30 elementos por vez, numa amostra aberta por via ácida. Possui resolução entre 2,5 ppb (Hg) até 2,5 ppm. Principais vantagens: análise simultânea, detecção em ampla faixa de concentração, alta precisão, exatidão, sensibilidade e rapidez. Este irá equipar o Laboratório de Pesquisa em Ambientes Hipersalinos do LASAP coordenado pelo Prof. Marcelo Tavares Gurgel.

– Aprovação do Status do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) junto ao CNPq: O Prof. José Francismar de Medeiros coordena, pela UFERSA, as ações de internacionalização do INCTSal com o US Salinity Laboratory/ARS/USDA e ARS/USDA/Water Management Research Unit no desenvolvimento de pesquisas voltadas à convivência, manejo e controle da salinidade

– Estágios Pós-Doutoral de docente no exterior: No período de 20 de janeiro de 2014 a 19 de janeiro de 2015 através do INCTSal, o Prof. Nildo da Silva Dias foi cursar pós-doutorado na University of California, Riverside, Estados Unidos da América.

– Participação de docentes e pesquisadores estrangeiros em eventos organizados pelo PPGMSA: Nos anos de 2016 e 2017, o Prof. Nildo da Silva Dias organizou o I e II II Simpósio de Manejo de Solo e Água. Nestes dois eventos houve a participação de três docentes estrangeiros: O Professor Luís Alberto Bermejo Asensio da Universidad de la Laguna, Ilhas Canárias, Espanha; a Profa. Maria Alejandra Moreno Pizani da Universidade Central, Venezuela; e o Professor Rene Chipana Rivera da Universidad Mayor de San Andrés, Bolívia.

 

– Parcerias entre docentes do PPGMSA e docentes e pesquisadores estrangeiros: a) O Prof. Glauber Henrique de Sousa Nunes possui parcerias internacionais com pesquisadores da Universidade da Flórida, em Gainsville, nos Estados Unidos; e b) O Prof. Daniel Valadão Silva possui parcerias com o Prof. Kurt Spokas do Department of Soil, Water, and Climate da University of Minnesota, Estados Unidos da América e com o Prof. Eduardo Alfonso Ortega Delgado da Universidad de Habana, Cuba.

– Em 2014, o Prof. Glauber Henrique de Sousa Nunes e o Prof. Leilson Costa Grangeiro participaram de missões de trabalho na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha.

– O Prof. Nildo da Silva Dias irá orientar e está planejando a vinda da Profa. Jucilene de Medeiros Siqueira do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Portugal para realizar experimentos de seu curso de doutorado na UFERSA campus Mossoró.

Skip to content