Enter your keyword

Informações sobre as matrículas 2023.1

A secretaria dos programas de pós-graduação da UFERSA (SECPOS/UFERSA) comunica que o período para realização de matrículas para o semestre 2023.1 é de 01 a 08 de março de 2023, conforme calendário letivo. Esse período também será destinado para os novos alunos e as novas alunas enviarem os documentos especificados mais abaixo. Os alunos veteranos e as alunas veteranas devem fazer a matrícula por meio do SIGAA.

Disciplinas do PPGMSA 2023.1

OBSERVAÇÕES:

1. a) Os componentes Seminários I e II serão ofertadas de maneira presencial.

Seminários I: Matrícula somente de discentes que tem o projeto de pesquisa pronto para apresentar.

Seminários II: Matrícula somente de discentes com resultados parciais ou finais da pesquisa realizada no mestrado/doutorado.

1. b) Os horários das aulas são identificados assim: o número antes da letra indica o dia; a letra indica o turno; os números depois da letra indicam os horários. Exemplo: 4M2345 significa que a disciplina será oferecida às quartas-feiras, pela manhã, no segundo, terceiro, quarto e quinto horários. As aulas começam por volta de 08h00min (manhã) e 14h00min (tarde). O 7 (sete) antes da letra indica sábado.

Alunos Ingressantes:

Os alunos e alunas ingressantes devem enviar os documentos digitalizados para o e-mail secpos@ufersa.edu.br.

⇒  Documento pessoal com foto, CPF, diploma de graduação (para o mestrado) ou de mestrado (para o doutorado) ou certidão de conclusão (a ser substituída posteriormente pelo diploma em até 06 meses) e o formulário de matrícula (Formulario-de-matricula-padrao-ingressantes 2022 (2)). Os referidos documentos deverão estar em arquivo único PDF.

Não serão aceitas atas de defesas ou declarações de coordenadores de curso.

⇒ Após o recebimento dos documentos, a secretaria realizará o cadastro do aluno ou da aluna no SIGAA, sendo enviado, para o e-mail do discente, o número de sua matrícula. Será necessário acessar o link do SIGAA para criar um usuário (login) e uma senha. Se o discente já teve ou tem algum vínculo com a instituição – ex-aluno ou ex-aluna, servidor ou servidora etc.– o login e a senha serão os mesmos.

⇒ Após acessar o sistema, o discente deve escolher as disciplinas que pretende cursar. Essa escolha também deve levar em consideração as indicações feitas pelo orientador ou pela orientadora.

O PPGMSA tem duas disciplinas obrigatórias sendo ofertadas no primeiro semestre de 2023:

PMS0010 – ÁGUA NO SISTEMA SOLO-PLANTA-ATMOSFERA – 60h

PMS0011 – UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS NA AGRICULTURA – 60h

Sugerimos que os discentes consultem também as disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia.

Em caso de quaisquer dúvidas sobre as matrículas, o aluno ou aluna pode encaminhar e-mail para secpos@ufersa.edu.br ou ppgmsa@ufersa.edu.br.